Leitores

Introdução

           A realidade social da América Latina é marcada pela alienação, pela violência e pelo pecado. No âmbito das relações sociais, pobreza, corrupção, doença, desemprego e criminalidade crescente, fazem parte do dia-a-dia do povo latino-americano. Diante dessa situação, a teologia tem como desafio não apenas apontar novos caminhos, mas também contribuir para viabilizar estratégias efetivas de aperfeiçoamento social, para que sua missão seja realmente integral.

           A Teologia da Libertação tem procurado responder essas questões com uma teologia guiada para uma práxis libertadora. No entanto, por vezes tem deixado de lado doutrinas centrais tanto das Escrituras quanto da tradição cristã, como, por exemplo, a doutrina da expiação.

           Este trabalho tem por objetivo contribuir para o diálogo entre a Teologia da Libertação e a Tradição Reformada, pois a doutrina da expiação, como se poderá constatar no decorrer deste trabalho, tem um caráter libertador. Neste sentido, buscar-se-á uma releitura da doutrina da expiação tendo como pano de fundo a realidade da América Latina, a Teologia da Libertação e a Tradição Reformada.

           Este trabalho está dividido em três etapas. Na primeira, a doutrina da expiação será estudada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, procurando responder a seguinte pergunta: tal como é apresentada nas Escrituras, a doutrina da expiação é realmente uma doutrina de libertação? Na segunda etapa, a doutrina da expiação será estudada sob uma perspectiva sistemática: em primeiro lugar far-se-á de um breve estudo do desenvolvimento histórico da doutrina; e em segundo lugar, a partir da discussão das questões levantadas por este panorama da doutrina, discutir-se-á, em conexão com outros temas teológicos, a veracidade das críticas que algumas escolas de teologia fazem acerca desta doutrina, como subsídio para a sua releitura. Na terceira parte, estudar-se-á a importância da doutrina da expiação até o presente momento na Teologia da Libertação, para então fazer uma releitura desta doutrina numa perspectiva libertadora, reformada, e no contexto da América Latina.


1. Teologia Bíblica: A Expiação como Elemento de Libertação Integral do Ser Humano.


Início